Prefeitura nomeia novo comando da Guarda Civil Municipal

Na tarde desta quinta-feira (3), foi anunciado o novo comando da Guarda Civil Municipal de Santa Luzia. Agora, quem assume a corporação é o GCM Pedro Reis, bacharel em Direito, que estava à frente do Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas. Ao seu lado, como Subcomandante, está o GCM Carlos Rodrigues de Sousa, bacharel em Ciências da Computação e instrutor de tiro credenciado pela Polícia Federal. Já a inspetoria ganhou o reforço dos GCM’s Ricardo Silvestre, Daniel Rodrigo Almeida, Rafael Maia Siqueira, Sidney Barros de Oliveira e Jonathan Lucas Gonçalves. Na função ainda permanecem os inspetores Ismael José Pereira de Souza e Jhon Leno Alves.

O novo comando esteve presente em uma reunião com o prefeito Delegado Christiano Xavier, o vice-prefeito Pastor Sérgio e o Secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, Coronel Walter Anselmo. “Desejo boas vindas a todos. Infelizmente sabemos que muitas coisas precisam melhorar na questão da valorização dos profissionais, sabemos das dificuldades, mas temos muita vontade de trabalhar para melhorar as condições para a corporação”, disse o prefeito. “Podem trazer boas ideias que sejam para valorizar a tropa. Estando dentro das possibilidades legais será feito”, completou.

Já está sendo trabalhado um novo plano de cargos e salários da Guarda. Um projeto de lei chegou a ser encaminhado para a Câmara Municipal neste ano, mas devido a vedações em legislação federal não foi possível que seguisse adiante. A atualização para quando as vedações finalizarem está em curso para que o projeto seja novamente enviado para aprovação no Legislativo. Enquanto isso, segundo o Secretário, também está sendo feita uma revisão na Lei Orgânica da Guarda, que foi criada em 2010. “Esse projeto trata diversas questões e em breve será encaminhado para a Procuradoria. Ele irá complementar o plano de carreiras e traz questões como o conceito dos guardas.