Prefeitura promove nova etapa do mutirão de limpeza

[ad_1]

No período chuvoso, a incidência de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti cresce de forma exponencial. E para combater as doenças, uma boa estratégia é eliminar os focos do mosquito. Pensando nisso, a Prefeitura de Santa Luzia, por meio de uma parceria entre a Coordenadoria de Controle em Zoonoses e a Secretaria Municipal de Obras, irá retomar, a partir da próxima terça-feira, 22, o mutirão de limpeza que recolherá, principalmente, utensílios que podem acumular água e servir de criadouro para o Aedes. O mutirão acontece sempre de 8h às 12h.
O mutirão durará cerca de um mês e começa pelo bairro Imperial. Antes da ação, agentes de saúde avisam nas residências que haverá o recolhimento dos materiais. Depois disso, no dia anunciado, agentes de zoonoses acompanhados de um caminhão passam recolhendo esses utensílios, que deverão ser deixados na calçada pelos moradores. A ideia é eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti e diminuir a quantidade de lixo nas residências, o que também pode atrair roedores e escorpiões.
A primeira fase do mutirão aconteceu no mês de dezembro, nos bairros Bonanza, Esplanada, Industrial Americano, Cristina e Via colégio. Segundo a coordenadora do setor de Controle em Zoonoses, Viviane Moreira, a escolha dos locais aconteceu obedecendo ao Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), “Esse levantamento permite a identificação dos criadouros predominantes e a situação de infestação dos municípios que o realizaram. Com isso, percebemos alguns bairros onde o índice está alto e traçamos estratégias para sanar o problema”, disse a coordenadora.

FIQUE ATENTO ÀS DATAS:
22/01 – Bairro Imperial
24/01 – São Benedito/ Via Colégio
29/01 – Conjunto Cristina
31/01 – Duquesa II
05/02 – Padre Miguel
07/02 – Rosarinha
12/02 – Baronesa
14/02 – São Cosme
19/02 – Palmital
21/02 – Londrina


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia