Prefeitura promove reunião para tratar sobre políticas públicas relacionadas ao turismo ecológico, educativo, cultural e seus impactos no desenvolvimento do município
Prestes a implementar dispositivos públicos pela cidade em uma ação conjunta entre as secretarias de Cultura e Turismo, Educação, Esportes e Meio Ambiente, a Prefeitura de Santa Luzia promoveu no final desta manhã de terça-feira (22/06), no gabinete do prefeito, reunião para dar prosseguimento às tratativas relacionadas a inclusão do Município de Santa Luzia no roteiro estadual do ecoturismo e turismo de aventura.
Dentre os temas debatidos no encontro, está a instalação de paredes de escalada em escolas e pontos estratégicos da cidade. O principal objetivo desta ação está no fomento ao turismo consciente, em paralelo à valorização dos bens históricos, arqueológicos e ambientais. Em conversas avançadas com a Federação de Montanhismo e Escalada em Minas Gerais (FEMEMG), prefeito e o vice Luiz Sergio também receberam Igor Melo, Natália Lannarelli e a filha do casal, Bianca (10); campeã brasileira de escalada mirim. A família falou sobre a trajetória na modalidade, perspectivas futuras e proposições para o montanhismo em território luziense. “O esporte trabalha tanto os processos de concentração, raciocínio, força e técnica, aliado a princípios de conscientização e preservação ao meio ambiente. Pela soma dos fatores (ambientes e paredões), Santa Luzia tem um grande potencial”, ressaltou Igor, um dos primeiros profissionais a “abrir” vias de escalada no município.
Ponto de convergência da RMBH no que diz respeito à prática de ciclismo e trekking, Santa Luzia se destaca pela proximidade da capital e do Aeroporto Internacional; diferenciais que poderão alavancar a atividade.
Estiveram presentes na ocasião a secretária municipal de Cultura e Turismo, Joana Coelho e a historiadora da pasta, Mikaela Monteiro, o secretário de Educação Ermelindo Martins Caetano; o secretário de esportes, Cesar Gordin e seu assessor Heraldo; a diretora de Licitações, Fabiana Paiva e a procuradora do município, Maria Teresa Soares.
[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia