Prefeitura realiza 2ª Etapa da vacinação contra o sarampo

[ad_1]

O sábado (30) foi o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, e em Santa Luzia várias unidades de saúde estiveram abertas durante todo o dia para atender a população. Esta foi a 2ª etapa da campanha, voltada a jovens adultos com idade entre 20 e 29 anos. A primeira etapa, realizada entre 7 e 25 de outubro, atendeu as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A 2ª etapa foi realizada entre os dias 18 e 30 de novembro,  sendo o último considerado o mais importante, chamado de “Dia D” por concentrar os esforços do sistema de saúde para vacinar o maior número de pessoas possível.  “É uma campanha importante porque a vacina é a medida preventiva mais eficaz para combater o sarampo neste momento, e os casos tem acontecido nesta faixa etária em pessoas não vacinadas”, esclareceu Hilton Rodrigues dos Apóstolos, coordenador de imunização da Secretaria de Saúde.

Durante a campanha, as unidades de saúde buscaram atualizar as cadernetas de vacinação dos munícipes que compareceram às UBSs. Por esta razão, alguns chegaram a receber 4 vacinas diferentes no mesmo dia: a de febre amarela, a de hepatite B, a DT (contra tétano e difteria) e a Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).

Mas o foco era o combate ao sarampo, doença que pode ser fatal. “Em Santa Luzia, houve 25 casos notificados, dos quais 16 foram descartados e os demais estão em exame”, disse Emanuela Cardoso Cotrim, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

No sábado pela manhã, em duas das UBSs participantes, a dos bairros Palmital e Bom Jesus, a procura estava baixa. Segundo as atendentes, a tendência era de que o movimento aumentasse muito durante o período da tarde. “Vim me vacinar contra o sarampo porque isso é importante para manter a doença controlada, sem novos casos”, disse Marco Victor Queiróz Alves, biólogo que estava se vacinando na UBS do Palmital.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia