Prefeitura realiza solenidade alusiva à batalha de Santa Luzia da Revolução Liberal de 1842

[ad_1]

Evento marca os 179 anos do término da revolução, em confronto realizado em terras luzienses

Na manhã desta sexta-feira (20), a Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou uma solenidade alusiva aos 179 anos do término da Revolução Liberal de 1842, ocorrido em uma batalha realizada em território luziense. O evento aconteceu no Muro de Pedras onde está instalado o Marco do Centenário e local do último combate.

Neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus, as celebrações aconteceram de forma mais modesta, sem os tradicionais desfiles e contou com a presença do Vice-Prefeito Pastor Sérgio, da Secretária Municipal de Cultura e Turismo Joana Coelho, do Tenente-Coronel do Exército Frederico Vieira Cabral Mendes e o presidente da 100ª Subseção da OAB, Francisco Massara Gabrich.

Após 1 minuto de silêncio em respeito aos caídos durante o combate e às vítimas de covid-19, uma coroa de flores foi depositada no Marco do Centenário em homenagem aos que lutaram durante a batalha. “Esse é um dia muito especial para nossa cidade e reforça o poder da história, trazendo a memória daqueles que perderam suas vidas por um ideal. Essa batalha ficou marcada, pois não deixou vencedor ou derrotado”, destacou o Vice-Prefeito.

Representando o Exército Brasileiro que tradicionalmente participa da celebração, o Tenente Coronel também reforçou a importância da solenidade. “Faz parte da nossa história e cultura. Estamos aqui lembrando aqueles que tombaram nesse território, todos brasileiros que deixaram sua marca, destacando a ação de Duque de Caxias, patrono do Exército. Realmente não tivemos vencedores nesse combate, quem ganhou foi a população brasileira”, finalizou.

Fato de grande importância na história do município e até mesmo do país, a Revolução Liberal foi um movimento revolucionário que está inserido no quadro de rebeliões liberais que marcaram o período das Regências e o inicio do Segundo Reinado. As tropas conservadoras de Duque de Caxias enfrentaram os liberais, comandados por Teófilo Ottoni, na última batalha – entitulada Batalha de Santa Luzia, uma das mais importantes lutas armadas do segundo império.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia