Prefeitura recupera ponte no bairro Córrego Frio

[ad_1]

Estrutura foi comprometida pelas chuvas que acometeram o município no final do ano passado

A Prefeitura de Santa Luzia iniciou as obras de recuperação na ponte, no bairro Córrego Frio, que foi comprometida com as fortes chuvas que caíram no município no final do ano passado. Nesta quita-feira (17), está sendo retirado o tabuleiro da ponte, que é a parte superior onde transitam veículos e pedestres. Isso, porque será necessário refazer a fundação da ponte.

A intervenção está sendo feita com verba disponibilizada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que foi encaminhada ao município após visita do Prefeito Delegado Christiano Xavier e uma equipe de vereadores à Brasília, para solicitar recursos para recuperar pontos danificados pela chuva no município. “A obra é necessária, pois essa via é o principal acesso de veículos e transporte escolar, ligando a Avenida Beira Rio ao bairro Córrego Frio”, explica o Prefeito.

Segundo o Superintendente da Secretaria Municipal de Obras, José Carlos Monteiro Mata da Silva, a sondagem começou há cerca de 90 dias e o projeto executivo de recuperação da ponte está em fase final. “Para o início efetivo das obras, é necessário fazer a retirada desse tabuleiro existente, que é apoiado em um bloco e estacas de concreto.

Só que essas estacas não tiveram a profundidade necessária para se apoiarem em um solo de firmeza adequada, por isso elas deslocaram”, afirma. “Houve uma erosão na fundação das estacas, com isso elas inclinaram e houve um recalque de aproximadamente um metro de profundidade, o que causou a ruptura na fundação”, explica.

Agora, serão demolidas as estruturas de concreto e será feita uma fundação nova, com blocos e ancoragem novos, com estacas que alcançarão 25 metros de profundidade. “Assim, teremos certeza absoluta que essa ponte estará estável”, garante Silva. Depois a via será recuperada e a ponte liberada para o trânsito. A expectativa é que as obras sejam concluídas em 30 dias.

Nesta manhã, foram acompanhar o andamento da obra o Prefeito Delegado Christiano Xavier e os vereadores Sérgio Diniz (Ticaca), Márcio Ferreira, Paulo Bigodinho e Ivo Melo, Presidente da Câmara.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia