Prefeitura reforça importância de se vacinar contra a influenza

Imunizante evita casos graves da gripe e diagnóstico errado de covid-19

Com baixa cobertura vacinal no município, a Prefeitura de Santa Luzia faz um chamamento para que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para vacinação da gripe procurem uma unidade de saúde para tomar a vacina. A campanha segue até o dia 9 de julho.

Na cidade, apenas o grupo formado por puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) registrou mais de 70% de imunização. Em seguida, crianças com idade entre 6 meses e 6 anos (52%) e gestantes (49%). Apenas 29% dos trabalhadores da saúde foram vacinados até esta quarta-feira (26). Entre professores e idosos, que fazem parte da segunda etapa da campanha, os números são ainda menores: 15% e 12,7% respectivamente.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de essas pessoas tomarem a vacina, que além de evitar casos graves da doença, ainda dificulta o diagnóstico errado para casos de covid-19, que tem sintomas semelhantes aos da gripe.

A partir do 9 de junho mais um grupo poderá se vacinar: integrantes das forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação da liberdade e adolescentes em medidas sócioeducativas. Apenas crianças com menos de 6 meses de vida e pessoas com histórico de reação alérgica intensa aos componentes da vacina da gripe têm contraindicação.