Prefeitura se reúne por videoconferência para apresentar potencial cultural e turístico da cidade e assegurar investimentos e projetos para Santa Luzia

Foi realizada na tarde da última quarta-feira (17), no gabinete do prefeito Delegado Christiano Xavier uma reunião entre representantes do Executivo luziense, o Secretário de Estado da Cultura e Turismo, Dr. Leônidas de Oliveira, a presidente do IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, Michele Arroyo, a presidente da FAOP – Fundação de Arte de Ouro Preto, Julia Mitraud, a Chefe de Gabinete, Maristela Rangel, a assistente da Secretária de Turismo, Milena Pedrosa, a Superintendente de Marketing do Turismo, Fernanda Fonseca e o Presidente da Rede Minas, Sérgio Reis.

Durante o encontro, transmitido por plataforma online foram tratados diversos assuntos que tiveram como proposta principal a busca por protagonismo da cidade em parcerias e patrocínios para o desenvolvimento de projetos culturais e turísticos para Santa Luzia.

Na oportunidade, a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Joana Maria Teixeira Coelho Moreira dialogou com o Secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais, e demonstrou interesse em desenvolver parcerias para que sejam desenvolvidos projetos relevantes para o município na área cultural e de turismo, pós-pandemia. Joana explicou ao Secretário de Estado, que Santa Luzia é uma cidade estratégica, e por apresentar grande proximidade à capital mineira seria interessante buscar junto ao Estado políticas culturais, a curto e médio prazo, para atrair o turismo para a cidade. Joana ressaltou aos participantes, a necessidade de restauração dos prédios que fazem parte do patrimônio histórico de Santa Luzia e solicitou apoio dos órgãos responsáveis.

Durante o encontro foram apresentados projetos que fazem parte da cultura e tradição luziense, por exemplo, o evento “Comida de Quilombo”, que acontece anualmente em Pinhões e valoriza a culinária local, com apresentação de uma variedade de  pratos típicos, como o quiabo com frango, o cansanção com suã, o ora-pro-nóbis com  costelinha e umbigo de banana com carne  moída. Pratos que fazem parte da tradicional cozinha mineira e resgatam a  história e valores da comunidade da região.

Foi apresentado também, durante a reunião, o projeto “Viva Luzia”, que tem como proposta apresentar a riqueza da cadeia produtiva cultural da cidade e será levado aos bairros, e  abrange manifestações culturais que englobam desde a música  clássica ao Hip Hop.  A iniciativa consiste em um “Chamamento Público”, mediante edital, para ocupação dos espaços públicos do município pelos profissionais da cadeia produtiva da arte, cultura e turismo e será lançado ainda em março em comemoração aos 329 anos da cidade. Durante o diálogo, a Secretária de Cultura e Turismo, Joana Coelho ressaltou o trabalho em equipe desenvolvido pela  Secretaria de Cultura  e diretoria de Comunicação do município pelo empenho e dedicação com os projetos apresentados.

Para o Prefeito de Santa Luzia Delegado Christiano Xavier, é de extrema importância promover esse diálogo entre o município e o Estado. “Fico feliz em poder fazer parte de projetos que tragam relevância nacional. A cidade tem muito a ganhar com essa parceria, a cultura e o turismo alavancam o desenvolvimento econômico e valorizam o município”, disse.