Primeiras pré-conferências abrem discussões sobre políticas públicas da saúde

[ad_1]

Discussões temáticas marcaram a abertura das pré-conferências de saúde, na manhã deste sábado (30). O Vice-Prefeito Pastor Sérgio e a Secretária Municipal de Saúde, Nádia Cristina Tomé acompanharam os trabalhos nesta primeira etapa, que aconteceu na Escola Municipal Marina Viana de Castilho, no bairro Londrina.


Neste final de semana, dias 30 e 31, as pré-conferências aconteceram na região do Distrito de São Benedito. No domingo, o palco das discussões será a Escola Municipal Maria da Glória de Castro Veado. Já no próximo final de semana, dias 6 e 7 de abril, o ambiente escolhido para os debates foi a Escola Estadual Professor Domingos Ornelas, das 8h às 13h. Será também na escola estadual a 9° Conferência Municipal de Saúde, no dia 13 de abril, das 8h às 17h.


O tema deste ano é “Democracia e Saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”. A conferência é promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e tem o apoio da Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
“Esse é um momento importante para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), é a hora da comunidade, da sociedade organizada se reunir para debater os problemas, para traçar diretrizes e para apontar caminhos, porque a saúde pública não avança sem a participação popular”, pontuou Nádia.
Os assuntos levantados nas etapas municipais serão levados para as conferências estadual e nacional, que acontecem ainda neste ano. “Sai daqui do município temas importantes para debater, como a defesa da saúde como direito de todos, o financiamento da saúde para garantir a integralidade da assistência e a consolidação dos princípios universais dos SUS. Então, é um momento extremamente importante e a população precisa participar”, finalizou.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia