Projeto chuá promove conscientização sobre meio ambiente

[ad_1]

Nesta quinta-feira (14), a Escola Municipal Etelvino de Souza Lima recebeu o selo “Escola Amiga do Meio Ambiente”, durante o encerramento das atividades do Programa Chuá, projeto socioambiental realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa.

O programa visa o fortalecimento de hábitos ambientalmente responsáveis, principalmente sobre o uso da água. Diversas atividades foram promovidas, como palestras, diálogos interativos, campanha para recolhimento de lacres de latas de alumínio, campanha para recolhimento de óleo de cozinha, feira verde com doação e plantio de mudas e feira de desapego.

Segundo a diretora da instituição de ensino, Maria Aparecida Leôncio, os alunos se aprovaram as atividades. “Arrecadados mais de 280 pares de sapatos, 1.369 peças de roupas, 225 litros de óleo e cerca de 20 garrafas PET com lacres de lata, entre outros materiais. Foi muito gratificante ver tanto os alunos como a comunidade participarem ativamente da proposta. Além da reciclagem, ainda incentivamos o uso consciente, e isso é muito importante”, contou.

Este é o terceiro ano consecutivo que o Chuá acontece em Santa Luzia. Em 2018, participaram as escolas municipais Professora Sueli Lima de Melo e Lúcia Viana de Paiva. “A proposta de trabalhar essa conscientização com crianças é justamente porque elas estão em formação de hábitos e conceitos. Além disso, elas sempre exercem uma influência sobre os adultos que nos auxilia na disseminação de boas práticas”, ressaltou o gerente distrital regional da Copasa, Vicente de Paulo Seabra da Rocha.

Depois da entrega do certificado, os presentes ainda puderam assistir à apresentação do grupo teatral “Os Sustentáveis”, que de forma lúdica deu dicas importantes sobre o uso da água. “Sempre que desenvolvemos um projeto em parceria temos um olhar sobre o reflexo que ele terá para os estudantes e para toda a comunidade escolar. E esse promove uma importante reflexão sobre o meio ambiente neste momento em que estamos vivendo”, reforçou a superintendente de Ação Pedagógica, Cleusa Machado.

“Muita gente não tem a consciência de que a água do mundo está acabando e usam a água de forma indiscriminada. É muito bom vermos atividades como essas que fazem com que as pessoas repensem suas ações”,  finalizou a mãe de um aluno Ketley Oliveira.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia