Projeto Hortas Luzienses ensina novo ofício a menores que cumprem medidas socioeducativas

[ad_1]

Através de uma parceria entre o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e a secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, a Prefeitura de Santa Luzia inaugurou, na manhã da quarta-feira (25), o Projeto Hortas Luzienses, o qual tem por objetivos ensinar um novo ofício e acelerar a reintegração de menores que cumprem medidas socioeducativas.

A primeira intervenção foi realizada na sede do CREAS, em São Benedito, onde 5 adolescentes, sendo quatro rapazes e uma garota, participaram de um minicurso sobre o preparo e manejo de hortas seguido de uma aula prática, com o plantio de hortaliças, no terreno atrás da edificação. Para isso contaram com um “kit-horta”, o qual continha, além de uma cartilha didática, ferramentas, sementeiras, estacas e sacos de adubo. A iniciativa do projeto partiu do engenheiro agrônomo da Prefeitura Renan Vasconcelos Alves: “Hortas comunitárias podem vir a ser tanto uma fonte de renda quanto uma excelente terapia. Também, neste caso, proporcionam maior integração com a comunidade ao possibilitar o aprendizado de um novo ofício, respeitando o meio ambiente”, disse.

 

Também a coordenadora do CREAS São Benedito, a assistente social Rosana Augusto de Assis do Carmo, estava empolgada com o projeto: “Contribui com a reinserção dos adolescentes, ao fazerem algo que vai agregar valores às suas vidas: reciclagem e alimentação saudável, já que poderão levar para suas casas os alimentos produzidos”. Os jovens participantes também aprovaram a ação: “Estou achando ótimo, por conta do aprendizado”, disse E.H.S.N., de 16 anos.

Sem previsão de término, o Projeto Hortas Luzienses deverá daqui para a frente ser levado também a outras instituições públicas da cidade, como o CRAS Bom Destino, a Fazenda Boa Esperança e as escolas municipais.

 


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia