Representantes da Prefeitura de Santa Luzia visitam banco de alimentos em Ribeirão das Neves com o objetivo de avançar para a implantação na cidade de Santa Luzia

O prefeito de Santa Luzia, delegado Christiano Xavier, acompanhado do vice-prefeito, Pastor Sérgio e da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ana Clara Paiva Gabrich, visitaram na tarde desta segunda-feira (22), o município de Ribeirão das Neves, para conhecer o banco de alimentos daquela cidade. Os representantes da Prefeitura de Santa Luzia foram recepcionados pelo prefeito, Junynho Martins, pela Secretária de Desenvolvimento Social, Gláucia Brandão e toda sua equipe. Eles desenvolvem um trabalho de referência no Estado nesse assunto e mostraram a funcionalidade e logística da operação do banco de alimentos na cidade.

Em Santa Luzia já foi aprovado o Banco de Alimentos nas metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021, e é uma das ações previstas no plano de governo da atual gestão. “Acredito que seja mais um serviço de extrema importância para toda a rede de ações que já criamos em várias frentes, e que colabora com o reaproveitamento e leva um alimento de qualidade à mesa dos mais vulneráveis”, pontua Christiano Xavier.

O objetivo do serviço é diminuir o desperdício, combater a fome, valorizar e incentivar a agricultura e produção rural local. O banco coleta gratuitamente alimentos, em sua maioria já sem valor de comércio, contudo com alto potencial de consumo, e distribui a famílias hipossuficientes e a instituições socioassistenciais, sem custo. Em outra frente, adquire parte da produção agrícola local incentivando o trabalho e combatendo a fome.