Reunião discute solução para transbordamento do Rio das Velhas

Prefeitura de Santa Luzia debate ações com Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e Subcomitê Poderoso Vermelho

Buscando alternativas para enfrentar o problema do transbordamento do Rio das Velhas no município, a Prefeitura de Santa Luzia solicitou uma reunião com membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e do Subcomitê Poderoso Vermelho, para unir forças e traçar medidas que possam ser aplicadas a curto, médio e longo prazo na cidade.

A reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira (18) de forma remota e, além dos membros dos comitês, participaram o Prefeito Delegado Christiano Xavier, a Coordenadora da Defesa Civil Municipal Lorena Borges e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento Wagner Silva da Conceição.

Durante o encontro, o prefeito elencou as diversas situações enfrentadas na cidade e expressou a urgência de medidas que possam amenizar os estragos ocorridos durante as chuvas. “Precisamos de ações preventivas que possam amenizar os efeitos do transbordamento. Alguma ação que seja provisória ou definitiva, mas que possa beneficiar a população afetada”, enfatizou o prefeito.

As sugestões do Executivo é que possam ser feitas obras de desassoreamento e dragagem no rio e que sejam construídos muros gabião e diques de contenção em pontos esrtatégicos para evitar que o “Velhas” transborde. Para isso, na próxima reunião que deverá acontecer dentro de 15 a 20 dias, também participarão membros do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Outra ação já solicitada pelo município é a visita técnica aos quatro aterros localizados na Avenida Beira Rio, nas margens do Rio das Velhas, os quais as licenças são de responsabilidade do Governo Estadual. “Toda vez que chove os resíduos desses aterros são levados pelo rio e depositados, na maioria das vezes, no bairro Córrego Frio. É justo que as pessoas tenham onde deixar os entulhos, mas creio que às margens do Rio das Velhas não seja o local mais adequado”, disse Xavier.

Há também a previsão de convidar para a próxima reunião a Agência Metropolitana, uma vez que o Rio das Velhas passa por diversas cidades da região e uma vez que os problemas das enchentes afetam a todos, uma solução também precisa passar por todos os municípios envolvidos.