Santa Luzia comemora neste sábado o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil

O dia 12 de junho é o dia internacional de combate ao trabalho infantil. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. Este ano, o catavento de cinco pontas, representando os cinco continentes, tornou-se ícone da luta pela erradicação do trabalho de crianças e pré-adolescentes em todo o mundo.

Cerca de 160 milhões de crianças encontram-se em situação de trabalho no mundo, segundo a OIT – Organização Internacional do Trabalho e o Unicef, o fundo internacional de emergência das Nações Unidas para a infância. Apenas nos últimos 4 anos, 8,4 milhões de jovens passaram a integrar a lista. Ainda, os dados apurados no ano passado revelam que é a primeira vez em vinte anos que é interrompida a tendência de queda. A razão, segundo os pesquisadores, é a pandemia, a qual aumentou os índices de pobreza em todos os continentes.

A Prefeitura de Santa Luzia realiza nesta semana, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, nos equipamentos da Assistência (CREAS/CRAS Sede, CRAS Bom Destino e CRAS São Benedito), ações de conscientização e prevenção com o objetivo de sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes, potencializando assim, esforços para acelerar a erradicação do trabalho infantil no país.

Mesmo com a pandemia da covid-19, os serviços de proteção continuam funcionando, seguindo todas as orientações e recomendações do Ministério da Cidadania e do Ministério da Saúde. Lembrando que a unidade de referência de atendimento a esse público é o CREAS, localizado na Rua Paraná, 520, São Benedito, com funcionamento das 8h às 17h. Informações podem ser obtidas através do telefone (31) 3637-1824 e também estão disponíveis os Conselhos Tutelares (Sede 3641-5311 e Distrito 3637-4655).

Veja o cronograma das próximas ações da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania para os próximos dias:

Quarta-feira (16):
Roda de conversa, às 14h, no CRAS Bom Destino

Quinta-feira (17):
Roda de conversa, às 14h, no CRAS São Benedito

Sexta-feira (18):
Conferência “Quando eu crescer”, às 10h, no Teatro Municipal;
Roda de conversa, às 14h, na Associação do bairro Pantanal (Av. Venceslau Braz, 77).