Santa Luzia finaliza a implantação de Prontuário Eletrônico do Cidadão nas UBSs

[ad_1]

A Prefeitura de Santa Luzia, através da Secretaria de Saúde, acaba de finalizar a implantação do sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) na última das 27 Unidades Básicas de Saúde do município. O programa é um software oferecido gratuitamente pelo Governo Federal, que agiliza os processos nas unidades. A implantação vem sendo feita nos postos de saúde do município desde fevereiro de 2019.

Entre as 27 unidades, 18 funcionam conectadas à internet e as demais 9 em modo offiline. Nas primeiras é possível a disponibilização das informações em tempo real às demais unidades integradas. No modo offline, as unidades conseguem registrar todas as atividades diárias realizadas pelas equipes.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Nádia Tomé, “É uma grande conquista para os munícipes. Santa Luzia é um dos primeiros municípios da região metropolitana de Belo Horizonte a concluir a implantação em todas as suas unidades de saúde. Anteriormente, o preenchimento da ficha dos pacientes tinha de ser feito a mão, depois os dados tinham de ser transcritos para o papel e ainda digitados no sistema. Agora, tudo pode ser feito uma única vez, o que traz agilidade e aumenta, inclusive, o número de atendimentos. Além disso, o cidadão passa a ter mais acesso às informações da Atenção Primária”.

Com o novo sistema, mantém-se o histórico da saúde do paciente, que pode ser acessado por outros profissionais da medicina, tornando mais precisos os diagnósticos e eficazes os tratamentos. Agora é possível acompanhar com maior precisão o estado de saúde atual dos usuários e, dessa forma, aprimorar as futuras intervenções nas comunidades, tanto individuais como coletivas, como grupos de tabagismo, planejamento familiar e gestantes, entre outros. Estes têm se beneficiado do sistema, com suas atividades na UBS realizadas com maior organização, controle e acompanhamento.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia