Santa Luzia garante mais de meio bilhão de reais para investimentos em obras de saneamento básico e grande salto de qualidade em coleta, tratamento de esgotos e abastecimento de água

A Prefeitura de Santa Luzia assinou na tarde desta quinta-feira (6), o maior contrato de investimentos já realizado pelo município. Após 7 anos descobertos, foi assinado o contrato para prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município. A cerimônia ocorreu na sala da presidência da COPASA, no bairro Santo Antônio.

Desde 2013, o contrato com a instituição estava vencido, deixando sem segurança jurídica a relação com a cidade, trazendo prejuízos financeiros ao município em razão de não poder receber dinheiro no fundo de saneamento para investimentos.

Pelo novo convênio, o valor a ser investido pela Copasa em Santa Luzia é de quase R$ 600 milhões de reais, além dos recursos que serão investidos de acordo com o crescimento vegetativo. O documento prevê ainda desconto de 50% nas contas de água para todos os equipamentos públicos municipais, como hospitais, escolas etc.

Outro beneficio é o pagamento em até 60 dias do valor de R$ 14 milhões de reais, recurso este, que a Prefeitura usará para realizar uma obra de drenagem, fundo de vale e requalificação da Avenida Professor Lucas Machado, no bairro Londrina/Asteca, com captação de água de toda região.

A partir de 2025, mensalmente, a empresa concessionária deverá repassar à Prefeitura, através do Fundo Municipal de Saneamento, 4% de sua receita corrente líquida no município, recurso vinculado, que será revertido em obras de saneamento.

Com a renovação do contrato, o esgoto coletado no município, que atualmente é de 78%, saltará para 86% , subindo progressivamente. Também está pactuado que até o final de 2021, Santa Luzia já alcance 100% do tratamento de todo esgoto coletado.

“Essa é uma demanda muito cobrada pelo município, e devido a falta de contrato, várias obras não puderam ser realizadas tendo em vista a precariedade da relação prefeitura e Copasa. É um momento muito comemorado, fruto de muito estudo, através da construção do Plano Municipal de Saneamento Básico, que pensou em todas as formas de melhorar o esgotamento e abastecimento de água no município, além de possibilitar a realização de grandes obras devido aos aportes financeiros que o município vai receber, por meio da renovação deste contrato”, pontuou o prefeito de Santa Luzia, delegado Christiano Xavier.

Para o presidente da Copasa, Carlos Eduardo Castro, é um momento muito importante. Após 7 anos sem contrato é possível formalizar a relação com o município, o que vai dar mais tranquilidade e segurança, para que os investimentos voltem a acontecer. O foco da empresa é melhorar a prestação de serviço em Santa Luzia”, explicou.

Acompanhe também as nossas redes sociais: