Santa Luzia inaugura Hospital de Campanha

[ad_1]

Cidade terá mais 60 leitos hospitalares para atendimento a pacientes com suspeita ou diagnóstico da covid-19

O município de Santa Luzia ganhou um importante reforço na área da Saúde, para atendimento a pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19 na cidade. Foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (16), o hospital de campanha do município, que conta com uma estrutura de ponta. Com a inauguração, Santa Luzia terá mais 60 leitos hospitalares especializados no tratamento da covid-19, sendo assim divididos: 11 leitos de urgência, 14 leitos semi-intensivos para tratamento de casos moderados a graves e 35 enfermarias clínicas covid, além de 5 leitos de observação e mais 5 leitos para medicação. Todos os atendimentos seguirão os protocolos do Hospital São João de Deus, que possui 91 leitos, dentre eles 19 leitos de UTI e é referência no tratamento da doença no município.

Para a eficácia no atendimento à população, foi montada uma mega estrutura que conta com 10 respiradores, 10 monitores multiparâmetros, 35 camas hospitalares, além de macas, biombos, material médico hospitalar, oxímetro, bem como outros equipamentos.  Além disso, Santa Luzia com o intuito de superar a escassez de medicamentos no cenário, atual, antecipou a solicitação aos seus fornecedores para a entrega de medicamentos destinados à intubação, como relaxantes musculares e sedativos. A equipe técnica da Secretaria de Saúde também está reavaliando os protocolos clínicos de substituição dos medicamentos.

Presente na inauguração do espaço, o prefeito Delegado Christiano Xavier ressaltou a importância do hospital de campanha para o atendimento à população. “Sabemos que o momento é muito difícil e poder inaugurar este hospital com essa estrutura, equipado com 11 leitos de urgência mais 14 leitos semi-intensivos para tratamento de casos moderados a graves e mais leitos de enfermaria, que somam um reforço de mais 60 leitos para atendimento à covid no município é motivo de muita alegria. Agradeço a toda equipe da saúde pelos trabalhos desenvolvidos. É muito importante saber que poderemos salvar vidas tanto dos moradores da cidade, quanto de pacientes das cidades vizinhas, que são atendidos em Santa Luzia”, explicou o chefe do executivo.

A ampliação do atendimento a casos de Covid-19 é uma estratégia adotada para o fortalecimento da rede assistencial do município ao enfrentamento da doença. O Hospital de Campanha é oriundo de um remanejamento da estrutura física da UPA-São Benedito, acrescido de equipamentos recém adquiridos pelo município. O espaço que antes era utilizado para atendimentos de Urgências e Emergências adultas foi transformado em um hospital temporário e o espaço que era destinado ao atendimento pediátrico foi organizado para atender às demandas normais da UPA, como traumas e clínicas médicas. Os pacientes adultos que apresentarem sintomas como coriza, dor no corpo, febre, dor de garganta deverão se dirigir ao Hospital de Campanha, respeitando a sinalização existente na UPA São Benedito. Os casos pediátricos, mesmo com esses sintomas, serão atendidos na UPA Adulto Infantil.

Também participaram da inauguração, o vice-prefeito pastor Sérgio, o deputado federal Diego Andrade, vereadores e gestores da Saúde no município.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia