Santa Luzia inicia obras para construção da primeira ciclovia da cidade
Via terá cerca de 7km de extensão e tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana e proporcionar segurança para ciclistas
Estão em andamento as obras de construção da primeira ciclovia do município de Santa Luzia. Os trabalhos já foram iniciados da mangueira até o Trevo do Bagaço, com alargamento da pista e obras de contenção com gabiões na rotatória do Bagaço e da rotatória do bairro Duquesa II até as proximidades da Praça da Pedra Bonita, além de outros trechos da Avenida Brasília que estão sendo alargados para abrigar a ciclovia, o que facilitará o tráfego das bicicletas com mais segurança. Próximo à rotatória do Duquesa II também foi instalado um estacionamento 45º que terá capacidade para 15 vagas. A ciclovia terá a extensão de cerca de 7km e o trajeto fará a ligação entre o bairro Frimisa e a Avenida Brasília, próximo ao SESC. Uma das preocupações da administração municipal é modernizar a cidade, construindo equipamentos que tragam mais qualidade de vida aos moradores.
A iniciativa tem como finalidade proporcionar mais segurança aos ciclistas que transitam diariamente pela cidade. Dentre os benefícios da construção do novo equipamento estão: melhoria nos indicadores de mobilidade urbana, redução de veículos nas ruas, diminuição da poluição, requalificação do espaço urbano, mais segurança para os usuários de bicicletas e ocupação de espaços urbanos – além do incentivo à prática do ciclismo, que traz vários benefícios à saúde.
O funcionário público Vicente Oliveira da Silva Junior trabalha há mais de um ano na Prefeitura, e todos os dias ele utiliza a bicicleta como meio de transporte para o deslocamento entre sua residência e o trabalho. O servidor avalia positivamente a construção da via: “Percorro um trajeto diário de aproximadamente 8km para ir e voltar ao trabalho. A bicicleta é o meu meio de transporte desde o início da pandemia, devido aos horários reduzidos do transporte coletivo. A ciclovia vai melhorar muito a mobilidade para os ciclistas, principalmente na questão da segurança, porque hoje não temos um espaço adequado para efetuar o deslocamento e estamos em constante risco de acidentes”, explicou.
A nova ciclovia terá duas pistas, uma para cada sentido de direção, com 1,25de largura cada. As pistas serão separadas por uma linha de bloquetes intertravados. O conjunto será pavimentado na tradicional cor vermelha ocre e contará com sinalizações horizontal e vertical específicas para bicicletas.
A ciclovia facilitará o trajeto de entre o bairro Frimisa e o Distrito de São Benedito, passando pelos bairros Frimisa, Monte Carlo, Belo Vale e Cristina. O projeto trará grandes benefícios a inúmeros ciclistas, que poderão transitar com segurança e não precisarão mais disputar espaço com os carros, já que a Av. Brasília é uma via com grande fluxo de veículos e muito utilizada por ciclistas e pedestres.
[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia