Santa Luzia realiza 5º Plenária Municipal de Saúde

[ad_1]

Evento teve como proposta discutir políticas públicas para melhorias da Saúde no município

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da secretaria municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizou neste sábado, 28, na Escola Municipal Professora Maria da Glória Costa Veado, no bairro Cristina B, a 5ª Plenária Municipal de Saúde. O tema deste ano é “O SUS que temos e o SUS que queremos em Santa Luzia: planejar com participação de todos”. A plenária traz como proposta a discussão sobre as diretrizes do SUS no município para o Plano Municipal de Saúde 2022-2025. Para que a participação popular seja efetiva, a plenária será realizada em duas etapas, sendo a próxima no dia 4 de setembro, na Escola Estadual Geraldo Teixeira da Costa, no bairro Boa Esperança.

A Plenária é um momento importante de participação da população na definição de objetivos de médio e longo prazo para o desenvolvimento da saúde pública municipal. De acordo com a secretária de municipal de Saúde, Nádia Tomé, um dos objetivos do evento é eleger os novos conselheiros para o biênio 2021-2023, que precisa ser renovado a cada dois anos. “Mesmo com os desafios impostos pela pandemia não podemos deixar de ampliar o debate com a população as diretrizes de funcionamento do SUS local, estamos às vésperas de fechar a LDO, de finalizar as propostas do plano de ação para os próximos anos. Nosso objeto é introduzir a participação da população para proporcionar melhorias das condições de saúde no município”, explicou a secretária.

Participante da plenária, a cozinheira Neuzeli, explicou que o momento é importante para que a população tenha voz. “Essas plenárias são importantes, pois é partir delas que tiramos todas as propostas para melhoria da Saúde no município. Se a população não participar, não trazer sugestões sobre o que é importante para ela, não tem como o poder público saber das nossas necessidades, explicou Neuzeli, moradora do bairro Asteca e candidata a conselheira de saúde.

O Conselho Municipal de Saúde, em caráter permanente e deliberativo é um órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários; atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde local, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia