Santa Luzia sediará Museu da Cozinha Mineira que será instalado no Casarão da Fazenda Boa Esperança

Projeto está sendo articulado por meio de uma parceria entre Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Superintendência de Museus, Bibliotecas, Arquivos e Equipamentos Públicos e IEPHA-MG. Inauguração está prevista para julho de 2022

Santa Luzia é um município que se destaca pelo seu patrimônio histórico-cultural e seu povo acolhedor. Foi por essas e outras peculiaridades que o município fará uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo para implantação do Museu da Cozinha Mineira. A assinatura do protocolo de intenção e cooperação técnica entre o Município e o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) para instalação do espaço aconteceu na manhã desta sexta-feira (13), no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida.

O evento foi marcado pela presença do prefeito Delegado Christiano Xavier e seu vice Pastor Sérgio, do Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira acompanhado de sua comitiva, Do subsecretário de Cultura, Maurício Canguçu e equipe da superintendência da secult, além do presidente do IEPHA, Felipe Cardoso Vale Pires, também acompanhado de sua comitiva. Para conhecimento de todos, foi feita a apresentação do pré-projeto do museu, que tem previsão para ser inaugurado na sede da Fazenda Boa Esperança em 2022.

Todo processo de instalação será feito por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Estado. O IEPHA será responsável por realizar um estudo sobre a cozinha mineira, que será utilizado para nortear as diretrizes do museu. “Nosso objetivo é descentralizar a cultura e direcionar verbas para os municípios para investimentos em cultura e turismo. Temos um valor para investimentos na criação do museu e a ideia é usar parte deste recurso para investir na cidade”, explicou o Secretário de Estado.

Neste primeiro momento, será montada uma comissão entre membros do IEPHA e da secretaria municipal de cultura para definir as primeiras tratativas. Concomitantemente, será finalizado o processo para iniciar o restauro da fazenda, que já possui tombamento municipal.

“A estimativa é que 75% das cidades brasileiras tenham restaurantes de comida mineira. Nossa cozinha é muito mais que alimento. É afeto, aconchego e partilha”, definiu Oliveira. “O museu projetará Santa Luzia não apenas para o Estado, como também tornará a cidade uma referência no país e até mesmo internacional. Essa é uma sexta-feira histórica para a população luziense. Estamos tratando da preservação das tradições, memória e cultura do município e, certamente, das nossas Minas Gerais. Seremos um ponto de referência da mineiridade e do afeto”, ressaltou a Secretária Municipal de Cultura, Joana Coelho.

O Prefeito destacou sobre outros projetos previstos ou em andamento no município como as obras para construção do Mercado Municipal, a restauração dos becos da cidade, a construção do mirante do Alto das Maravilhas, a restauração do prédio onde funciona o Museu Aurélio Dolabela, entre outros. “Estou muito satisfeito com tudo que temos plantado e que ainda vamos colher”, comemorou.

Na parte da tarde foi realizada uma roda de conversa conduzida pelo subsecretário de Cultura do Estado, Maurício Canguçu e pelo diretor de museus e superintendente interino de Museus, Bibliotecas, Arquivos e Equipamentos Públicos, Alexandre Milagres. A iniciativa teve como objetivo fomentar o debate com a sociedade civil no que diz respeito ao desenvolvimento e construção de políticas públicas da cidade.

Em paralelo, em companhia dos gestores da Secretaria de Estado de Cultura, Iepha-MG e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a secretária municipal de Cultura e Turismo seguiu para o Quilombo Manzo (patrimônio imaterial do estado) para tratar sobre aspectos geológicos e climatológicos que podem ocasionar novos episódios de deslizamento de terra, assim como assuntos inerentes à conservação e preservação destas comunidades.