Santa Luzia volta a Enxergar

[ad_1]


Mutirão de cirurgias cataratas começou hoje e irá acabar com a fila de espera na cidade

Um mutirão de cirurgias de cataratas iniciou, na manhã dessa quarta-feira (12), o programa Santa Luzia volta a Enxergar, idealizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta primeira etapa do programa, a meta é colocar em dia a demanda de cirurgias de cataratas, atendendo pacientes que aguardam há anos pelo procedimento. Apenas nesta quarta, foram realizadas 116 cirurgias na Clínica Super Saúde, no bairro São Benedito Para os próximos dias estão planejados outros atendimentos, que devem totalizar mais de 600 cirurgias até a próxima semana e zerar a fila de catarata e outros procedimentos oftalmológicos.
O prefeito Delegado Christiano Xavier, o vice-prefeito Pastor Sérgio e a Secretária Municipal de Saúde, Nádia Duarte, estiveram na clinica para acompanhar a preparação dos primeiros pacientes que iriam realizar a tão esperada cirurgia.
“Na véspera do dia de Santa Luzia, protetora dos olhos, nós damos início a esse programa com o mutirão que vai acabar com a fila de espera na cidade. Essa é uma meta do nosso plano de governo e conseguimos alcançar de forma muito célere, com muito trabalho da nossa equipe da Secretaria de Saúde. Desde 2011 não aconteciam cirurgias de cataratas em Santa Luzia e estamos muito felizes de proporcionar isso para os luzienses”, disse o prefeito Christiano Xavier.
Além das cirurgias de cataratas, o programa ainda irá oferecer para a população outros exames oftalmológicos, tratamentos e cirurgias. Segundo a Secretária de Saúde, a captação de pacientes está sendo feita pelo setor de regulação. “O critério para chamamento dos pacientes foi a gravidade do quadro clínico. As pessoas que já estão aguardando na fila de espera serão comunicadas pela equipe da Secretaria de Saúde para que o procedimento seja feito”, explicou Nádia.
“É um sonho realizado. Agora, depois de cinco anos vou poder voltar a fazer minhas coisas direito. Antes ficava difícil até para sair, sempre esbarrava nas pessoas e jogava as coisas no chão. Hoje, graças a Deus estou muito feliz por fazer a cirurgia e voltar a enxergar”, disse a cozinheira Maria Geralda Barreiras, que estava aguardando há cinco anos.
Devota de Santa Luzia, dona Maria Nogueira Costa já tem um compromisso. “Quero assistir a uma missa na Igreja Matriz de Santa Luzia e agradecer por esta graça. Estou muito feliz”, falou emocionada. Depois de esperar por muitos anos, Manoel Diniz agradeceu ao prefeito e garantiu uma visita quando passar o período de repouso. “Quero poder ver de perto o rosto do prefeito, poder conversar e agradecer”, disse.
A segunda etapa do projeto, que começará em 2019, terá outros serviços para a população. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o programa levará o cuidado com a saúde ocular para as escolas, com exames de refração para crianças e encaminhamento para aqueles que precisarem de óculos. Além disso, o paciente crônico também poderá fazer o tratamento de retina e glaucoma pela rede pública com mais agilidade.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia