Seminário para agentes de segurança pública discute ações de valorização da vida, prevenção do suicídio e depressão

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (13), no auditório da OAB de Santa Luzia, o 1º Seminário de Valorização da Vida, promovido por meio de uma ação integrada da Prefeitura, através da Guarda Civil Municipal, Guarda Civil de São José da Lapa e projeto Esporte Legal de Pedro Leopoldo e parcerias com Guardas Civis de outras cidades da região metropolitana. O objetivo do evento foi promover reflexões sobre a valorização da vida, humanização, ações preventivas contra o suicídio e depressão, no mês do setembro amarelo, tendo como foco os agentes de segurança pública. O seminário teve como tema “Tudo que a gente sofre num abraço se dissolve”, música da banda Jota Quest e faz referência a importância de se sentir valorizado e procurar ajuda quando necessário.

Durante o seminário foram realizadas palestras motivacionais sobre a importância do ser humano, sobre os fatores de risco e de proteção à vida, e também, palestra sobre a arte de ouvir, ministradas por instituições parceiras. Para o superintende de Segurança Pública, Herivelton Magno, a discussão dessa temática é fundamental para os servidores. “O número de suicídio entre os profissionais da segurança pública é alarmante. Precisamos desenvolver ações preventivas e oferecer ajuda profissional para todos que necessitarem”, pontuou.

“Em uma iniciativa pioneira, o evento teve como objetivo mostrar a importância que os agentes de segurança pública têm e alertá-los para a necessidade de se cuidar, de procurar ajuda quando precisarem. As ações visam humanizar e valorizar esses profissionais, promovendo o bem-estar físico e mental, enquanto ser social e individual”, disse a coordenadora do projeto Esporte Legal, Jaqueline Martins, que é uma das idealizadoras do seminário. Agente da Guarda Civil de São José da Lapa, Kelly Silva parabenizou a iniciativa. “A depressão é uma doença grave, que não escolhe cor, raça e nem gênero, por isso é de grande importância falar sobre esse assunto. O principal foco deste seminário foi valorizar o agente como um todo”, explicou.

O evento também contou com parcerias das instituições: Unopar, Raytel, Cvv – Centro de Valorização da Vida, Exército, OAB de Santa Luzia, Sicoob, Encamp e Jack Doçura.