Toninho Horta visita Santa Luzia
Um dos objetivos foi a busca de locação para workshop cultural
Um dos mais consagrados guitarristas brasileiros, o belo-horizontino Antônio Maurício Horta de Melo, mais conhecido por Toninho Horta, esteve durante toda quarta-feira (02) em Santa Luzia, cidade natal de seu avô materno, João Horta (1880-1930), que além de maestro também trabalhava como escrivão da rede ferroviária.
Toninho, hoje com 70 de idade, atua como presidente do Instituto Maestro João Horta, criado em Belo Horizonte em 2013, e busca nas cidades metropolitanas uma locação que seja ideal para a realização de um workshop de música e cultura, nos moldes de um que conheceu nos EUA. Este se chama “Brazilian Camp” e é feito anualmente na cidade de Cazadero, na Califórnia (calbrazilcamp.com).
Trata-se de um encontro de pessoas interessadas em explorar suas possibilidades artísticas, tendo como fio condutor a música brasileira. O evento teria duração de cerca de 4 dias, durante os quais os participantes permaneceriam “em imersão”, ou seja, hospedados no local. Durante as atividades, haveria aulas, palestras, performances e, ao final, um concerto. O primeiro local visitado pelo músico foi a Fazenda Boa Esperança, a qual, embora muito o tenha agradado, não oferece os recursos de hotelaria necessários.
“Não encontrei em Belo Horizonte a disposição política necessária para a realização deste projeto, então estou priorizando as cidades do entorno”, disse o compositor de “Beijo Partido”. Ainda que eventualmente não encontre em Santa Luzia as instalações ideais para este seu projeto, Toninho não descarta a realização na cidade de eventos de final de semana.
Durante a visita, o músico esteve em companhia da vice-presidente do Instituto João Horta, Perla Horta Machado, e dos membros da diretoria Mara do Nascimento e Otávio Bretas. Da fazenda a comitiva seguiu para a Matriz e dali para o Solar da Baronesa, onde foram recepcionados pelo Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ulisses Brasileiro. O artista ainda visitou o Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, o Mosteiro de Macaúbas e também foi recebido no gabinete, pelo prefeito Delegado Christiano Xavier.
Toninho concluiu recentemente a produção de sua mais recente obra “Belo Horizonte”, um álbum duplo acompanhado de um livro de 170 páginas. Nela, canta e toca ao lado da banda com a qual trabalha há 38 anos, a Orquestra Fantasma. O lançamento oficial deverá coincidir com o aniversário de BH, no dia 12 de dezembro.
[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia