Unidades de saúde debatem sobre “Setembro Amarelo”

[ad_1]

Por muitos anos o suicídio foi um assunto proibido, mas desde 2015, a campanha “Setembro Amarelo” tem o papel de propor a prevenção ao suicídio, conscientizando a população sobre como buscar ajuda e como ajudar pessoas próximas.

Em Santa Luzia, diversas ações vêm sendo desenvolvidas ao longo de todo mês. Nas unidades básicas de saúde, a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família está promovendo rodas de conversa e palestras com a população. Na manhã desta segunda-feira (20), durante as atividades semanais realizadas na Praça Catumbi, a psicóloga Paulina Dias de Oliveira conversou com os participantes.

“É importante desmistificar a saúde mental e quebrar o tabu sobre esse assunto. Com isso as pessoas entendem como podem acolher algum conhecido e até mesmo se preservar e identificar situações que já tenha presenciado”, relatou a profissional.

 

Lourdes ouviu atentamente. Ela conta que a filha apresenta diagnóstico de distúrbio mental, tendo sido identificado ainda na puberdade. Para ela, discutir sobre o assunto é muito importante para o acolhimento das famílias. “É um apoio muito grande. Na verdade, eu gostaria que minha filha estivesse aqui ouvindo, mas ela não está aberta por enquanto. Mas para mim já é uma grande ajuda”, disse. Ela contou que sua filha faz acompanhamento com um psicólogo particular e o psiquiatra da unidade de saúde, que são essenciais para evitar casos mais graves.

Na cidade, o Centro de Atendimento Psicossocial III – CAPS Adulto 24h funciona dentro da Fazenda Boa Esperança, assim como o CPAS Infantil. Em casos necessários, além dos centros é possível buscar ajuda na UPA São Benedito, no Hospital Municipal Madalena Calixto ou nas unidades básicas de saúde do município.


[ad_2]
Fonte: -> Fonte Desta Notícia