Vacinação contra HPV é intensificada

Com o objetivo de orientar profissionais da saúde do município quanto a vacinação, principalmente contra o HPV, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma capacitação na última quinta-feira (4), no auditório da Prefeitura Municipal.
Segundo Hilton Apóstolo, Referência Técnica em Imunização, da Secretaria de Saúde, a ideia é melhorar a vigilância em relação a doenças como sífilis, sarampo, HPV, entre outras. “Repassamos importantes informações sobre a melhoria, avaliação e monitoramento das coberturas vacinais, com pesquisas nas comunidades”, explica.
O consultor do Laboratório MSV, que produz a vacina contra HPV, Reginaldo Gomes também fez uma apresentação para os profissionais, com foco na doença. A infecção por HPV (papilomavírus humano) é associada a vários tipos de câncer, principalmente ao de colo de útero, mas também de pênis, de vulva, de canal anal e de orofaringe, e é de tratamento complicado.
A vacina contra o HPV é de rotina, estando disponível nas unidades de saúde e é destinada para meninas com idade entre 9 e 14 anos e meninos com idade entre 11 e 14 anos. A vacina deve ser tomada em duas doses, sendo a segunda administrada seis meses após a primeira.
Em Santa Luzia, 8.970 adolescentes tomaram a primeira dose, mas apenas 6.800 tomaram a segunda. “Precisamos intensificar a campanha e incentivar os adolescentes a tomarem as vacinas. Apenas a primeira dose não é suficiente para garantir a imunidade contra o vírus”, explicou Apóstolo.
“É necessário capacitar e informar os profissionais, para que eles possam ir até as escolas e orientarem os adolescentes sobre a importância da vacina. Somos parceiros nesse trabalho. Em países onde a vacina existe a mais tempo, os índices de câncer de colo de útero chegam a menos de 1%”, completou o consultor.

Fonte: NOTÍCIAS